Marlon muebeitoa yu ajue beisie.

Marlon muebeitoa yu ajue beisie.
Let's learn a foreign language!

quinta-feira, 17 de abril de 2008

A ilha de Okinawa

Okinawa é uma ilha do arquipélago Ryu-Kyu, que pertence hoje ao Japão mas que ao longo da sua história foi cobiçada e conquistada tanto pelo império chnês como pelo japonês. Devido a isso , existiu um fluxo constante, cultural e econômico, entre a China (a grande potência cultural da época) e a ilha de Okinawa assim como outras regiões da Ásia.

Trata-se de um conjunto de ilhas e ilhotas (total 160) cravadas nas águas quentes do Oceano Pacífico, com clima tropical e costumes próprios. Da ilha de Yonaguni, na fronteira sul, até Taiwan, são apenas 127 km que abarca algumas das metrópoles asiáticas: Pequim, Xangai, Manila, Seul, Hong-Kong.

Okinawa é portanto, a província nipônica mais próxima da China, do Sudeste Asiático, das Filipinas, da Austrália, que são importantes parceiros comerciais do Japão.

Okinawa Conta com uma população de cerca de 1,2 milhão de pessoas distribuídas em quarenta ilhas do arquipélago. Anexada ao Japão pela primeira vez em 1609, a ilha desenvolveu um dialeto próprio – o “uchinaguchi” e possui características religiosas bastante fortes. Foi tomada pelos Estados Unidos na segunda guerra mundial, sendo devolvida ao Japão em 1972.

Okinawa é a única província japonesa geograficamente situada em zona tropical. A temperatura média anual é de 23,1ºC e mesmo no inverno a média não cai abaixo de 16º. As ilhas possuem rica vegetação nativa, com mais de 3 mil espécies da flora subtropical ou tropical, atraindo a atenção dos visitantes pela sua exuberância e pelas cores vivas de flores como hibiscos, buganvílias e deigo. Devido a sua beleza natural, a flor da deigo foi escolhida como símbolo da província em 1967. A árvores enfeita ruas, estradas e jardins públicos no arquipélago.

Separada da capital japonesa por 1.500 km, de distância, Okinawa é uma província com traços naturais e culturais bastante diferenciados do restante do arquipélago nipônico.

Com uma economia que permaneceu predominantemente rural por séculos, a tradição religiosa de Okinawa evidencia a ligação dos nativos da ilha com a natureza. “Para o uchinanchu (Okinawano no dialeto local), os ventos, as montanhas, todos os elementos que o cercam são sagrados. Esse respeito demonstra a importância das forças naturais em sua vida”.

Graças ao seu clima subtropical, amenizado pela brisa do mar, e em particular a suas lindas praias, Okinawa encontrou no turismo a indústria mais apropriada, mais rendosa e promissora.

Nenhum comentário: