Marlon muebeitoa yu ajue beisie.

Marlon muebeitoa yu ajue beisie.
Let's learn a foreign language!

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Ensino do Pastor Marcos Witt

Texto base: Salmo 23.

Este salmo tão conhecido nos apresenta princípios para uma liderança efetiva que têm passado despercebidos diante dos olhos de muitas pessoas. Precisamos aprender a maior tarefa do bom pastor diretamente com o melhor pastor que existe – DEUS, apresentado neste Salmo nas palavras do rei Davi, guiado pelo Espírito Santo:

ALIMENTAR AS OVELHAS!

Como líder, devo ser sensível às necessidades das pessoas à minha volta. Tenho que suprir de forma correta os indivíduos ao meu redor. Assim como o alimento preciso de tempero para ficar mais agradável ao paladar, a Palavra de Deus que pregamos também deve ser “temperada”.
Infelizmente, muitos pregadores de hoje em dia não se atentam a isto e, portanto, esquecem-se de acrescentar pitadas de “sal” às suas pregações. Ou sejam, não tornam interessante aos seus ouvintes as verdades bíblicas que expõem. Isso impede que muitos compreendam o evangelho que propagamos e, conseqüentemente, os priva do poderoso toque de Deus.
É extremamente indispensável que eu dê vida, cor, beleza à Palavra de Deus que sigo e tanto ensino! Os mandamentos de Deus são alimento vivo, agradável e até mesmo divertido. Preciso comunicar com gosto, com emoção, com tremenda vivacidade a mensagem do Reino de Deus. Se eu não comunicar o evangelho com entusiasmo, praticamente não terá efeito algum, pois o sucesso do que prego depende da forma como passo e da posição que assumo como evangelista.
Assim, é importante que a cada dia eu pense em uma ainda mais criativa e inovadora de falar sobre os princípios bíblicos. Ao refletir sobre isso, tenho sempre que encontrar um meio mais alegre e inusitado de propagar as verdades divinas.
Os pastor precisa levar os fiéis a gostarem do alimento, saboreando-o com gosto, sem enfado ou chateação. Se assim ocorrer, eles quererão ouvir mais e aprender mais. Isso mesmo, deve ser gerado no coração dos membros de seja qual for a igreja um profundo dejeso, um anseio ardente de receber as boas novas.
É importante que uma pregação contemple basicamente quatro características em sua essência:
1) Praticidade: é a aplicação daquele ensino no dia-a-dia das pessoas; o efetivo uso do tema pregado no cotidiano, em suas mais diversas situações. A Palavra de Deus deve funcionar na vida de qualquer pessoas e produzir resultados práticos, para que a fé seja fortalecida e o aprendizado solidificado. O objetivo de uma pregação não deve ser apenas impressionar as pessoas, mas principalmente ajudá-las a viver melhor e lidar com seus tantos problemas;

2) Rapidez: é bom que uma pregação não seja longa demais, para que o público não fique fatigado. Uma palavra curta e direta é muito mais efetiva do que um sermão extenso. Isto porque quando as pessoas se cansam ao ouvirem o ensino, não conseguem mais prestar atenção corretamente a acabam por esquecer o que lhes foi ensinado, devido ao incômodo pela demora. O pregador deve estar atento para não cansar seu público, lembrando sempre de ser ativo de dinâmico, a fim de atrair para si a cada minuto a atenção dos que o ouvem;

3) Relevância: o que se fala às pessoas é realmente importante? O que se tem pregado sobre AIDs, câncer, dengue, divórcio, drogas, aborto, preconceito, conflitos e tantos outros temas presentes diariamente no mundo contemporâneo? O que ensinos na Bíblia deve ser relevante na sociedade atual;

4) Humor: de pregação necessita de ser divertida, para motivar as pessoas a prestarem atenção até o fim. A graça, a capacidade de se arrancar sorrisos tímidos e até mesmo sonoras gargalhadas do público, leva a uma maior concentração e faz com que se retenha melhor o conteúdo ensinado. É preciso atrair o interesse dos que nos ouvem, mesmo que através de brincadeiras e piadas descontraídas, tudo isso debaixo de reverência à presença e à Palavra de Deus. Humor criativo é parte vital de uma pregação poderosa!

Nenhum comentário: