Marlon muebeitoa yu ajue beisie.

Marlon muebeitoa yu ajue beisie.
Let's learn a foreign language!

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Ensino sobre liderança

I – Um líder deve repreender seus liderados com amor e os discípulos precisam receber a repreensão com amor. Ser doce e ser duro ao mesmo tempo e de forma equilibrada é disciplinar com amor; “...repreende ao sábio e ele amar-te-á.” (Pv. 9: 8)
II – Liderar significa influenciar e não mandar, pois as pessoas não gostam de ser mandadas, mas sim MOTIVADAS;
III – Todas as pessoas têm no seu interior a necessidade de se sentirem importantes. Por isso, tudo deve ser feito pelo líder para ressaltar esta grande importância que seus liderados possuem. O principal interesse das pessoas é por si mesmas;
IV – O líder não deve falar sobre sua vida particular com seus discipulados. Os discípulos necessitam de que algo seja acrescentado a eles mesmos, por meio do desabafo com seu líder, sua atenção e ensino. O líder deve ouvir mais dos outros que falar sobre si mesmo; “Portanto meus amados, todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” (Tiago 1: 19)
V – Livros indicados que tratam sobre o relacionamento com pessoas e o cuidado devido para com elas: Vencendo com as Pessoas, de John Maxwell e Como Conquistar Pessoas, de Alan e Bárbara Pease;
VI – Os nossos relacionamentos com as pessoas à nossa volta são a chave para o sucesso;
VII – Na liderança, as pessoas lideradas precisam me admirar para me seguirem. Devem me conhecer para se espelhar em algo que há em mim. Jesus é meu referencial. “Ele foi em seguida a uma cidade chamada Naim. Seus discípulos e numerosa multidão caminhava com ele.” (Lucas 7: 11)
VIII – É muito importante que um líder tenha a capacidade de treinar pessoas e formar com elas um equipe, de forma que um discípulo seja muito melhor do que seu líder. Essa superação é tão normal quanto necessária;
IX – Somente um líder seguro tem capacidade de liderar um equipe, pois este saberá erguer o ânimo das pessoas, valorizá-las e tranqüilizá-las. Preciso de paciência e calma para ser um líder apto; “Quando Jesus acabou de dizer essas palavras, as multidões ficaram admiradas com o seu ensinamento.” (Mateus 7: 28)
X – O líder inseguro apenas rebaixa as pessoas. Ele as desmotiva constantemente devido a sua grande instabilidade;
XI – Necessito desenvolver uma atitude positiva para ter sucesso, pois a minha altitude é determinada pela minha atitude; “Humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, a fim de que no momento certo ele os levante.” (I Pedro 5: 6)
XII – Um líder não pode ficar desanimado nem ser negativo nunca, para que não caia nem derrube outras pessoas. Não importa a situação, devo agir positivamente, pois Deus declara, “se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” (Isaías 1: 19);
XIII – Um líder precisa crescer sempre e se aperfeiçoar a cada dia na arte da liderança, pois um líder deve aprender constantemente, quando quer que seja, onde quer que esteja. Se o líder cresce, seus líderes e conseqüentemente sua equipe acompanharão esse crescimento. “... encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente” (Fp. 4: 8)
XIV – Liderança não é apenas um título mas também uma posição conquistada pela pessoa que exerce maior influência sobre as pessoas.

XV – Quatro atitudes que um líder deve ter para motivar as pessoas:

1) Acrescentar valor à pessoa no que ela faz de melhor, incentivando-a, sem manipulação e com valorização;
2) Saber o que as pessoas ao meu redor consideram valioso, entendendo assim o que é importante para elas;
3) Investir no crescimento das pessoas e no meu também, porque todo ser tem um valor que pode ser aumentado e deve ser compreendido pelo líder;
4) Valorizar o que Deus valoriza, ou seja, as pessoas; afinal, isso é o que Deus quer de mim como líder.

Nenhum comentário: