Marlon muebeitoa yu ajue beisie.

Marlon muebeitoa yu ajue beisie.
Let's learn a foreign language!

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Ensino sobre liderança, 6

Também vós mesmo, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo.
(I Pedro 2: 5)

I – Precisamos ter mais unidade na Rede de Jovens. Somente cresceremos se estivermos firmemente ligados, unidos, entrelaçados, em concordância sob uma única missão, seguindo uma só visão;

II – Na Arena Jovem da Sara Nossa Terra como um todo, e não apenas do Guará, somos um time, e necessitamos de crescimento. Não podemos ficar parados, nem acomodados. Nem muitos menos podemos diminuir;

III – Dentro deste time, há líderes diversos, cada um com suas características, qualidades e falhas, pois cada pessoa é diferente e tem seu valor. No mais, todos precisam cooperar para um maior desenvolvimento da unidade do corpo de Cristo;

IV – Há do desafio para igreja SNT do Guará de chegar ao fim deste ano de 2008 com um total mínimo de 500 (quinhentos) membros. Destes, é necessário que pelo 300 (trezentos) sejam jovens, líderes, discípulos, compromissados com a obra de Deus para que o crescimento continue após superado o desafio preestabelecido;

V – Na Arena Jovem da SNT do Guará, percebe-se que infelizmente vem diminuindo o número de jovens presentes nos cultos de sábado. Isto é um problema, pois temos potencial para continuar trazendo muitos jovens a estas reuniões. Temos que tomar uma atitude séria e urgente para que isso mude;

VI – Então, preciso ensinar aos meus discípulos certos princípios que garantirão seu crescimento e uma conseqüente fortalecimento da igreja. Eles se espelham em mim, por isso devo tomar a posição correta, ser um exemplo em cada atitude e palavra. Tudo se duplica, ou seja, meus liderados copiarão minha forma de agir;

Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores näo procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e näo apascentaram as minhas ovelhas.
(Ezequiel 34: 7, 8)

VII – Mas o que tem ocorrido de errado? O que leva a uma diminuição do número de jovens na Arena? O problema detectado é uma falta de foco. Ou melhor, foco errado. Ocorre um surto de interesse excessivo por namoro no meio dos jovens. Não se pensa mais em outra coisa. Tirou-se a atenção do cuidado com as vidas, deixou-se de se preocupar com os perdidos, não prioriza-se o Reino, a Justiça de Deus e as necessidades dos outros. Isso tanto por parte de líderes, quanto por parte de liderados;

VIII – É inadmissível que qualquer pessoa procure o pastor para pedir que abençoe qualquer que seja o relacionamento amoroso, a menos que primeiro os jovens se consagrem por seis meses, dêem resultados, mostrem frutos de forma crescente em seis meses para depois se pensar na possibilidade de um namoro;

VIX – Em algumas ocasiões, o pastor abençoou um relacionamento e após pouco tempo, o casal se separou. Relacionamento não é brincadeira, nem muito menos curtição. É algo sério, com efeitos no mundo espiritual, e que afeta diretamente de forma boa ou ruim os envolvidos. Assim, muitos quebraram uma aliança, romperam um compromisso e não têm idéia da seriedade deste ato impensado;

X – Um namoro é o mais fiel reflexo de como será um casamento. O forma como um casal se relaciona enquanto ainda namoram, dirá se seu casamento será bem-sucedido ou não, feliz ou não, de acordo com a vontade de Deus ou não;

XI – Por causa de relacionamento amorosos, muitas pessoas saíram e têm saído da presença de Deus. Permitem que as vontades, que os sentimentos falem mais alto que a razão e perdem foco, e abandonam simplesmente o propósito divino para suas vidas. A missão de um líder é maior do que seus relacionamentos. Seu dever é maior que ele mesmo;

Mas buscai em primeiro lugar o Reino e a sua Justiça, para que todas estas coisas vos sejam acrescentadas.
(Mateus 6: 33)

XII – Jesus apresenta de forma muito claro este grande princípio que muitos esquecem quando começam a namorar ou a se relacionar com alguém de alguma forma. É uma grande verdade; é uma grande realidade. Deus honrará aquele que for obediente e agir conforme Cristo ensina. Se eu me preocupo com o que é importante para Deus, Ele conseqüentemente se importará com o que é importante para mim;
XIII – E qual é o meu propósito agora? No que mais tenho pensado? Para o que ou para quem tenho mais dedicado minha atenção? Qual tem sido meu foco como líder, como discípulo, como cidadão de Reino dos Céus? Preciso ter em mente estas respostas, sabendo que estão em concordância com a vontade de Deus, para que eu caminhe junto com meu pastor e cresça. Devo sempre seguir as instruções que meu líder me passa, com coração de servo obediente.

Nenhum comentário: